Citrino (mineral - A “pedra do Sol”)
O citrino, ou quartzo-citrino, (há várias outras denominações impróprias, como citrino-topázio) recebe esse nome por apresentar coloração amarelada, alaranjada e, em menor proporção, avermelhada. A maioria dos citrinos que se encontra no mercado é na verdade ametistas aquecidas. O processo de aquecimento lhe confere coloração semelhante ao do citrino.
Citrinos de cor natural são raros e erroneamente associados ao topázio devido ao seu menor valor. O Brasil é o seu principal produtor, com jazidas nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.
A maior parte do citrino comercial é na verdade ametista ou quartzo fumado aquecido artificialmente. Contudo a pedra tratada termicamente pode apresentar diferenças, entre elas uma cor mais rosada característica da pedra original. O valor comercial, porém, é o mesmo, pelo menos no Brasil. O quartzo citrino é uma pedra preciosa de baixo preço, mais barata que a ametista, mas, mesmo assim muito apreciada e muito usada em joalheria. O Brasil e a Escócia são os maiores produtores mundiais de citrino. O Brasil lidera a produção de ametista, quartzo rosa e quartzo incolor.
Gema de alta durabilidade, o citrino é indicado para o uso diário. No entanto, deve-se evitar choques para que a pedra não seja riscada.
Folclore: na mitologia, Citrino é filha de Ametista. Quando nasceu, os raios brilhantes do sol bateram em seu rosto, dando a ela uma aura dourada radiante. Sua energia focaliza a mente, as emoções e intuições. Na antiguidade, era chamada de ‘pedra do sol’. Está associada ao mês de novembro e aos signos de Leão, Virgem e Libra.
Citrino Bruto
Citrino lapidado
Gostaria de saber se faz lapidação de esmeraldas.
ResponderExcluirUltimamente só estou lapidando de robe, mas a unica pedra que não lapido é diamante por causa da dureza, a esmeralda tem mesma dureza da água marinha, que já fiz diversos trabalhos de lapidação.
Excluir